Programação de Exposições 2011
Lugares Outros
- Artistas participantes: Beatriz Rauscher, Douglas de Paula, Lucia Bittencourt, Marcos Martins, Milena Edelstein, Marlon Silva, Roberta Segura, Roberto Fabra, Rodrigo Rosa, Sandra Rey, Shirley Paes LemeValderley Frigo
- Curadoria: Shirley Paes Lemos
- Abertura: 11de novembro
- Visitação: 12 de novembro a 26 de dezembro de 2011
- Impressões/Diálogos
- Artistas: André magnago, Anna Valença, Beatriz Zanchi, Camila Fernandes, Caren Ferrira, Glayce Kelly, Junior Bittencourt, Liliana Sanches, Luciano Feijão, Mariana Reis, Mauren de Maia, Pamela de Almeida, Raphael Vasconcelos, Reinaldo Resende, Ricardo Capucho, Thiago Arruda, Thiago Linhalis
- Curadoria: Dulce Omski, Fernando Augusto, Fernando Gomez, Nelma pezin
- Abertura: 13 de setembro de 2011
- Visitação: 14 a 30 de setembro
Disparidades
- Atistas participantes: Andréia Falqueto, Beatriz Zanchi, Bruna Wanderkoken, Carolina Ibara, Dani Costa, Fabiane Azevedo, Gisele Ribeiro, Karla Rogge, Larissa Zanin, Polliana Dalla, Roberta Jastrow, Rosana Paste,Shirley Paes Leme, Thais Vilela Vanessa Cavalcanti, Vanessa Mattos
- Curadoria: Fernanda Barcelos, Isabela persio e Vanessa Cavalcante
- Abertura: 9 de agosto de 2011
- Visitação: 9 de agosto a 4 de setembro de 2011
Direitos Humanos e Imagens do Brasil
- A luta pela conquista dos Direitos Humanos no Brasil, contada por imagens jornalísticas e históricas foi exposta na GAP em 06 de outubro de 2011. A mostra teve curadoria de Denise Carvalho e textos do historiador e jornalista Gilberto Maringon.
- A exposição foi patrocinada pela Petrobras, com recursos do Ministério da Cultura (Lei Rouanet) e conta com apoio da Galeria de Arte e Pesquisa – GAP/UFES. A realização é da Dinâmica Produções Culturais e a produção é da Aori Produções.
- Abertura: 6 de outubro de 2011 às 19h.
- Visitação: 7 de outubro a 6 de novembro de 2011
- Base 2 - Plataforma de Experimentação Artística
-
Como uma das ações que integraram o Prêmio EDP nas Artes, iniciativa da EDP no Brasil, por meio do Instituto EDP, e do Instituto Tomie Ohtake, a segunda edição do Curso de Formação em Arte Contemporânea, realizado em parceria com a UFES - Universidade Federal do Espírito Santo, se encerrou com a exposição Base 2 – Plataforma de experimentação artística, que reuniu os trabalhos dos 40 participantes. As obras foram um resultado do processo de criação de cada aluno, que foi acompanhado pelo artista Bruno Dunley durante o primeiro semestre de 2011.
“Quando me deparei com o grupo de alunos, percebi que pulsava algo comum e o curso acabou se tornando uma criação coletiva, uma plataforma de apoio para a concepção dos trabalhos que agora fazem parte da exposição, nos quais se evidencia a efervescência da cena artística de Vitória”, comenta Dunley.
A mostra BASE 2 - Plataforma de experimentação artística ocupará dois locais – a Galeria de Arte e Pesquisa (GAP) da UFES e a Galeria Homero Massena – e será inaugurada também em datas distintas:
-
Abertura da exposição: 01/07, às 19h - às 18h, conversa com artistas.
Visitação: de 01 a 29 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 h.
- Territoraliedades
-
A exposição contou com trabalhos em instalação, video-performance, performance, escultura sonora, pintura e fotografias. A intenção foi criar uma rede ampliada com os artistas e seus diversos territórios, a fim de discutir o conceito de transito, espaço, paisagem, urbanidade, corpo e lugar. Fomentado pelo desejo das interlocuções com as experiências de cada um e seus processos artísticos, dentro e fora do Brasil.
Alguns trabalhos chegaram a Vitória via internet e/ou correios, facilitando assim a disseminação e reverberação das idéias e conceitos contidos em cada um, sem necessariamente contar com a presença física dos artistas participantes. Uma vez que os recursos disponíveis para a produção da exposição foram mínimos.
Esse processo de troca favoreceu o dialogo entre os artistas, contribuindo para o escancaramento de portas e janelas para a viabilização de futuras parcerias, ai sim, oxalá, com o trânsito de artistas de um lugar a outro. Incluso com a possibilidade de realização de workshops com os mesmos, estabelecendo uma situação de troca que muito nos interessa.
Essa experiência do corpo na cidade reverbera na poética e na pluralidade das suas manifestações, capazes de produzir um campo de ricas trocas, onde o artista coloca-se como sujeito capaz de perceber o mundo, de envolver-se com ele, com um olhar estrangeiro que aborda as especificidades sócio-políticas de cada lugar.
Os trabalhos expostos, advindos da Universidad de Granada (Espanha), Universidad Áutonoma Baja Califórnia (México), Universidade Regional do Cariri (Brasil), Universidade Estadual do Ceará (Brasil) e Universidade Federal do Espírito Santo (Brasil) – criando uma rede prenhe de possibilidades e desdobramentos, na qual os registros das ações e intervenções artísticas passam a contribuir para o alargamento da plataforma de disseminação de idéias e pensamentos, contribuindo para a eficácia da percepção desse olhar na paisagem.
Abertura: 31 de maio de 2011 – 19h
Visitação: 31 de maio a 23 de junho
-
Trampolim
-
Plataforma de encontro com a arte da Performance
-
Artistas participantes: Bernardo Stumpf, Ieke Trinks, Joseph Ravens, Vitor Butkus, Willem Wilhemus, Martine Viale, Carlos Salazar Lermont, Fernando Ribeiro
-
Visitação: 16 a 18 de fevereiro de 2011