Exposição Documentação em Obra: Produção do Acervo de Arte Contemporânea Capixaba

A Galeria de Arte e Pesquisa reabre suas portas com uma exposição sobre sua história através da documentação do seu acervo.

Era ano de 1975. Por espaços voláteis e instáveis – uma ilha, um saguão do teatro, um terreiro, a própria casa - artistas criavam o que hoje vemos como paisagem nascente do cenário contemporâneo da arte capixaba. Superavam o ostracismo regional e iniciavam um movimento para além de um estado político de tensão e resistência. Era mais. Era o próprio território da arte em sua experimentação de linguagens, zona para testar liberdades expressivas, cutucar o socius mais profundamente, expandir corpos. Com sagacidade, propuseram uma galeria na universidade e fizeram-na acontecer através de diálogos entre o que produziam aqui e o cenário nacional.

Nasceu a GAP. Reencontramos aqui alguns desses rastros. Estamos em trabalho, buscando os traços de suas formas nascentes. Por registros parciais, em elementos encontrados pouco a pouco, seguimos compondo seu arquivo.

O caminho é longo. A partir desta mostra convidamos o público a andar junto, a observar e interagir com esse processo.

Produção e Curadoria

Equipe GAP

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.