Semana de palestra da Gap discute curadoria em novo evento

Com a palestra “Curadoria em Artes Visuais e seus desafios na contemporaneidade”, ministrada pelo pesquisador, professor, curador e crítico de arte, Andrés Hernández, a GAP dará continuidade ao evento “Questões em Arte Contemporânea: Semana de Palestras da Galeria de Arte e Pesquisa da Ufes (GAP)”. A fala, aberta ao público, será realizada na Sala 1A, do Cemuni 5, no dia 26 de novembro, às 18h. A iniciativa é parte da comemoração dos 50 anos da galeria, e conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
Ainda dentro da programação do evento, Andrés ministrará a oficina de Leitura de Portfólios. Uma chance para graduandos finalistas em artes visuais, pós-graduandos e jovens artistas do Estado terem o seu material avaliado pelo profissional, que acumula experiência internacional em curadoria. O objetivo é auxiliar os interessados em participar de editais e seleções a refinar o seu material de apresentação. Serão disponibilizadas 16 vagas e os encontros acontecerão nos dias 27 e 28 de novembro, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Para participar, será feita uma seleção dentre os inscritos, para tanto, serão exigidas uma breve biografia (750 caracteres) e uma amostra do trabalho, com ao menos três imagens do seu trabalho em um arquivo .pdf, informações que deverão ser anexadas ao formulário disponível para preenchimento aqui. A confirmação da seleção será feita por e-mail. O prazo limite para se inscrever é 21 de novembro.
Essas ações formativas representam um reencontro da galeria com a sua missão formativa, tanto a continuada para estudantes e egressos da Ufes, quanto para comunidade externa, formando público e agente culturais.
Palestrante
Andrés Hernández é pesquisador, professor, curador e crítico de arte. Pós-doutor pelo IA da UNESP, Doutor em Artes Visuais, Mestre em Teoria, Crítica e Produção em Artes Visuais e graduado em Educação. Foi coordenador de exposições na Bienal de Havana (1994-1998), assistente curatorial e coordenador excutivo do MAM-SP. Foi coordenador de projetos da Luciana Brito Galeria. Foi curador do projeto PHYGSIONOMY IN CONTRADICTION no Kirkland Lake Museum (Ontario, Canadá). Acumula publicações de livros, capítulos e artigos no Brasil e no exterior.
Serviço
Palestra: Curadoria em Artes Visuais e seus desafios na contemporaneidade
26/11/2025, às 18h, no Sala 1A, do Cemuni 5
Oficina: Leitura de Portfólios
27/11/2025, de 9h às 12h e de 14h às 17h
28/11/2025, de 9h às 12h e de 14h às 16h
Vagas limitadas.
Inscrições aqui.
