GAP convida para abertura da exposição Terrenos internos, nesta quinta-feira (06)

Na próxima quinta-feira (06), às 18h30, a Galeria de Arte e Pesquisa da Ufes (GAP) fará a abertura da exposição Terrenos internos, do coletivo Terra, formado pelos estudantes do Centro de Artes Filipe S. Souza, Jaíne Muniz, Matheus Moreira, Pablo Vieira e Ysa Ferreira. A exposição conta com performance, pintura, instalação e outras modalidades artísticas.

A visitação é gratuita e pode ser feita até o dia 14 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas. Escolas e grupos podem consultar outros horários para agendamento das visitas, mediante disponibilidade do espaço. As consultas de agendas podem ser realizadas pelo email gapvix [at] gmail.com ou pelo Instagram @gap.ufes.

Terrenos internos

De acordo com o coletivo de artistas, "Terrenos internos propõe mapear e externalizar o subjetivo, publicizar os afetos, compartilhar as reminiscências ancestrais, e aporias no sentido das relações sociais e interpessoais de corpos historicamente invisibilizados na subalternidade. Territorializar o sensível é, portanto, imagetificar a trama dos atravessamentos que constituem a alteridade de corpos que pertencem a um mesmo tecido. Nesse sentido, as territorialidades apontadas tratam, não necessariamente de espaços físicos, fixos e palpáveis no mundo material. Contudo, apropriam-se da materialidade da terra e sua efemeridade como conceito relativo àquilo que absorve contaminações externas e que a partir delas se subjetifica como sujeito. O contato com o meio e, consequentemente, o contágio pelo mesmo, é o que potencializa as experiências e dá vazão a estratégias de sobrevivência para corpos múltiplos. Necessário faz-se, portanto, perceber o entorno e olhar para si, compreender-se como fonte do mecanismo de subversão da lógica margeadora. Entender-se como solo fértil e terreno sagrado, eis o enraizamento do corpo negro no território da resistência".

Visite a GAP e acompanhe as próximas agendas pelas páginas no Instagram @gap.ufes e @centrodeartesufes.

Tags:

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.