EDITAL ALTER/ALGO/RITMOS
A Galeria de Arte e Pesquisa – GAP-UFES convida estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação do Centro de Artes da UFES a apresentar projetos colaborativos e participativos em arte contemporânea para a exposição em rede ALTER/ALGO/RITMOS, a ser realizada em abril de 2021.
A exposição envolverá a ocupação dos perfis de mídias sociais da GAP (Instagram e Facebook), durante períodos escalonados, distribuídos para a divulgação, realização e documentação de resultados das proposições selecionadas a partir do atendimento à esta convocatória.
Para essa seleção, são esperadas proposições em arte contemporânea que propiciem processos colaborativos e participativos, que envolvam pessoas, grupos ou comunidades na instauração, ativação ou materialização de parcelas, versões ou unidades constituintes de etapas, séries, múltiplos ou edições de projetos artísticos.
Proposições colaborativas englobam propostas artísticas em qualquer linguagem em que os autores convidam outras pessoas a colaborar na realização dos trabalhos e estes convidados tornam-se coautores. Ou seja, trata-se de proposições em que, a partir de sua realização, a autoria é aberta ao compartilhamento, independente de quem é o idealizador inicial da proposta.
Proposições participativas dependem do envolvimento de outras pessoas para que a obra aconteça. Entretanto, esses participantes são parte de um público ativo, sem que sejam considerados coautores.
Ao final da exposição virtual, a documentação coletada ao longo de sua execução será reunida em catálogo virtual disponibilizado pela GAP.
Essa iniciativa visa divulgar o que nossos estudantes e artistas estão produzindo no campo da arte contemporânea, ainda sob os efeitos da pandemia, crise econômica, política e social. Para esta ocasião, destacam-se especificamente os impactos estéticos do distanciamento social e das mediações guiadas pelos algoritmos das redes tecnológicas.
Objetivos:
O edital selecionará propostas de ARTE CONTEMPORÂNEA que poderão ser realizadas em UMA das categorias abaixo:
Categoria 1 – REDOBRAS (reprodutibilidade e recombinação):
Imagens, vídeos, gravações sonoras de trabalhos em suportes e materiais diversos em formatos para apresentação offline, acompanhados de texto explicativo e instruções para reprodução, reexecução, recombinação e registro para documentação pelos participantes, visando à divulgação on-line.
Categoria 2 – EM REDE (interações):
Imagens, vídeos, gravações sonoras ou conteúdos de trabalhos em formatos específicos para apresentação on-line em mídias sociais, aplicativos ou web sites próprios, acompanhados de texto explicativo e instruções para participação ou colaboração e registro para documentação pelos participantes.
Categoria 3 – IDEIAS ABERTAS (roteiros para experimentação):
Esboços, planos, diagramas, esquemas, programas, regras para execução de projetos ainda não iniciados, para realização offline, online ou híbrida, acompanhados de texto explicativo e instruções para participação ou colaboração e registro para documentação pelos participantes.
Tema Livre: As obras podem ser de diversos temas.
Cronograma
Período de inscrição: de 02 de fevereiro a 14 de março de 2021.
Encerramento inscrições: 28 de fevereiro de 2021, prorrogado para 14 de março de 2021 até as 23h59min (horário de Brasília)
Divulgação dos Resultados: a partir de 22 de março de 2021 30 de março de 2021.
Inscrições
As inscrições estão abertas exclusivamente para estudantes de cursos de graduação e pós-graduação do Centro de Artes da UFES, regularmente matriculados em fevereiro de 2021. As inscrições ocorrerão exclusivamente via formulário on-line com todos os arquivos solicitados hospedados em portal/servidor informados pelo proponente. Não serão permitidas complementações após o envio.
Nos casos dos trabalhos colaborativos, o proponente deve ser estudante regularmente matriculado nos cursos de graduação e pós-graduação do Centro de Artes da UFES. Entretanto, os colaboradores (ou coautores) poderão ser da comunidade externa.
Cada proposta deve conter:
- até 8 imagens estáticas no tamanho 1080 x 1080 pixels;
- ou até 3 vídeos ou registros de áudio de até 1 minuto de duração cada OU 1 vídeo ou registro de áudio de até 3 minutos;
- Texto de apresentação da proposta de até 1.400 caracteres com espaço. (Este texto será publicado em posts no feed no Instagram e Facebook. Considere este espaço de leitura para redigir o seu texto. Procure elaborar frases curtas e claras. Este texto pode ser um depoimento, pode ser uma narrativa relacionada às imagens, pode ser uma sinopse. Considere o que é mais adequado à sua proposta e como o texto pode contar o que você gostaria que o público soubesse, mas que não está explícito nas imagens.)
Cada proponente (pessoa ou grupo) poderá enviar até 3 (três) propostas, mas será selecionada apenas uma proposta por proponente.
Não serão aceitas inscrições na forma presencial, por e-mail ou protocoladas nos setores administrativos da UFES.
O ato da inscrição implica a plena aceitação das normas constantes no presente edital e autoriza a GAP. O não cumprimento das cláusulas deste edital poderá implicar a desclassificação do/a proponente.
As propostas encaminhadas não poderão ser alteradas quando da realização da exposição.
A GAP não se responsabiliza por inscrição não recebida por motivos de ordem técnica, tais como falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação ou quaisquer outros fatores que impossibilitem a transferência de dados até a data limite.
Pela adesão ao presente Edital, os participantes autorizam a GAP a utilizar as imagens enviadas em mídia impressa ou eletrônica, apenas com fins de divulgação dos projetos. A GAP poderá, ainda, autorizar a utilização dessas imagens, cujos direitos são ora cedidos a terceiros, para fins educacionais e sem fins lucrativos para pesquisa acadêmica em artes, em nível de graduação e pós-graduação.
Avaliação e seleção de propostas
A avaliação das propostas será feita por uma Comissão de Seleção de especialistas na área de arte contemporânea, representadas pelo conselho curatorial da GAP. Serão considerados para fins de análise das propostas os seguintes critérios:
a) Coerência conceitual;
b) Caráter inovador em linguagens contemporâneas;
c) Domínio técnico e exequibilidade da proposta;
d) Clareza da proposta;
e) Adequação às mídias sociais (Instagram e Facebook) da GAP.
Casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Gestor da GAP e serão comunicados às partes interessadas por escrito.
Clique para acessar o formulário online e fazer a sua inscrição.